Você Sabe Quanto de Água Beber Por Dia? Tire Aqui Suas Dúvidas!

Ainda há muitas dúvidas sobre o quanto de água beber por dia. Alguns dizem que basta apenas 2 litros, outros dizem que é preciso beber apenas quando se está com sede, e, já outros dizem que a quantidade é proporcional ao seu peso.

Mas, qual é o correto? Quanto de água beber por dia para atender às necessidades do corpo e garantir um funcionamento metabólico satisfatório?

Essas e outras dúvidas que trataremos no artigo de hoje. Falaremos um pouco sobre a importância da água para o nosso organismo, sua influência no emagrecimento, saúde e funções cerebrais, entre outros assuntos que você vai gostar de saber.

Acompanhe!

Por que beber água durante o dia é importante para um bom funcionamento do organismo?

Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água, e, portanto, ela é o principal componente químico presente em nosso organismo.

Além disso, ela atua em quase todos nossos processos metabólicos como o transporte de nutrientes, regulação da temperatura corporal, remoção de impurezas do sangue e bom funcionamento das nossas células.

Estudos também mostram que a água é uma poderosa aliada no(a):

  • Melhoria da digestão e auxilia o intestino a funcionar melhor;
  • Ajuda a aliviar sintomas de enxaqueca;
  • Garante uma pele mais saudável;
  • Reduz os riscos de câncer;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Reduz o inchaço do corpo;
  • Previne problemas renais e cardíacos.

Mas, esses benefícios só serão aproveitados se houver uma ingestão equilibrada de água para o seu corpo e ter sua quantidade reposta no organismo durante o dia.

Pois, perdemos água constantemente com o suor, urina, fezes; principalmente em dias mais quentes. E, sem a reposição devida de água, além de não usufruir de seus benefícios para o corpo, corremos sérios riscos de sofrer os efeitos da desidratação.

A água também é importante para o emagrecimento?

Como falamos anteriormente, a água está presente em quase todos os processos metabólicos do nosso corpo. Ou seja, quanto mais bebemos água, mais o nosso metabolismo apresenta um melhor desempenho.

Estudos mostram que beber cerca de 500ml de água já o suficiente para aumentar temporariamente o nosso metabolismo entre 25-30%.

E, um metabolismo funcionando perfeitamente garante muito mais gasto calórico, impedindo o acúmulo de gordura no corpo.

A água também é uma excelente inibidora de apetite e beber água meia hora antes das refeições é ideal para reduzir a quantidade de calorias consumidas no prato.

Além de que, muitas vezes o nosso corpo confunde fome com sede, e beber um copo de água já pode ser benéfica ao impedir que belisquemos lanchinhos fora de hora durante o dia.

- Anúncio -

A água também aumenta sua resistência durante os exercícios físicos diminuindo a fadiga e a indisposição para realizá-los.

 

Quanto beber de água por dia – Os fatores que influenciam na quantidade de água que devemos beber

Lembra quando falamos que há muitas opiniões diferentes sobre a quantidade de água que devemos beber por dia? Pois bem, não existe um volume de água obrigatório para todos.

Como assim?

Cada indivíduo terá uma necessidade de água diferente do outro. E, a quantidade de água ideal que precisamos ingerir diariamente é a necessária para auxiliar o rim a manter o volume de água no corpo estável.

E isso depende de basicamente 3 fatores: a quantidade basal de água no corpo, a quantidade de água perdida durante o dia e a água consumida através da alimentação.

Vejamos:

Quantidade basal de água no corpo

Em cada etapa da vida nós possuímos um determinado volume de água em nosso corpo.

Crianças possuem muito mais água no corpo que um adulto, e, a medida que o tempo vai passando essa quantidade de água vai diminuindo: fazendo com que o indivíduo necessite de mais água para reposição.

Homens também possuem mais água que nós mulheres. Assim como pessoas com mais massa muscular, mais altas ou obesas, possuem também quantidades de água mais discrepantes da maioria.

Por isso não dá para definir um número igual para todos.

Quantidade de água perdida durante o dia

Como também falamos anteriormente, o corpo perde água durante o dia através de processos naturais como urina, fezes e suor.

Basicamente o corpo perde água destas 4 formas:

  1. Urina: perdemos cerca de 1-2 litros de água por dia;
  2. Suor: perdemos cerca de 300-500ml de água por dia;
  3. Respiração: perdemos cerca de 200-400ml de água por dia;
  4. Fezes: perdemos cerca de 100-200ml de água por dia;

Porém, esses valores podem variar bastante dependendo das circunstâncias. Por exemplo, em dias mais quentes o corpo costuma perder muito mais água pelo suor.

A atividade física também influencia bastante na perda de água pela pele e pela respiração. Por exemplo, em uma maratona é possível perder até cerca de 5l de água.

Todos esses fatores influenciam na quantidade de água que deverá ser reposta durante o dia.

Água consumida na alimentação

Também consumimos água através dos alimentos, principalmente através de frutas, verduras, legumes e produtos de origem animal.

Se você costuma ingerir alimentos com bastante água, por exemplo, o valor de 2l que serviria para outra pessoa poderia não servir para você e te levar a beber água demais – podendo ocasionar até uma intoxicação por água.

Quanto beber de água por dia – Qual a recomendação?

Pelo que falamos parece até que é impossível definir quanto beber de água por dia, não é?

Pois bem, uma quantidade média para você se basear durante o dia pode ser sim definida através de um cálculo simples relacionado ao seu peso.

Estudos mostram que é necessário cerca de 35ml de água (em circunstâncias normais) para cada kg corporal. Ou seja, podemos calcular da seguinte forma:

Peso corporal x 35ml = volume de água necessário por dia

Vamos supor que você pese 65kg, a conta seria essa:

65 x 35ml = 2.275ml ou 2 litros e 275 ml.

Isso é a média de água por dia para ter uma base. Porém, em circunstâncias de perda de água intensa, como nos exercícios físicos, por exemplo, você deve acrescentar mais alguns valores na sua conta.

Ao praticar exercícios físicos seu corpo perde peso através do suor, pela perda de água. Para fazer a conta, a cada 1/2kg perdido após uma atividade física, você calcula 500ml de água que deve ser ingerida para fazer a reposição.

O ideal é tomar água logo no início do exercício e fazer a reposição a cada 15-20min.

Conclusão: Agora que você já sabe quanto beber de água por dia, não tem mais desculpas né?

Com a rotina apertada e a agenda lotada de compromissos, é comum esquecermos de cuidar da saúde e beber água.

Porém, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá e não ignorar a sede. A sede sempre está lá por um motivo, é o seu corpo indicando que precisa repor água.

Mesmo sem sede, é importante estar de olho nos copos que bebe de água por dia e sempre que puder estar ingerindo um pouco de água.

Não ignore, beber água é questão de saúde e qualidade de vida. Beba água!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here