Tipos De Whey Protein: Qual Escolher?

0
463
Guia Completo de Como Comprar o Whey Protein Ideal para Você

Quando o objetivo é ganhar massa muscular, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é: comprar whey protein.

E com razão, afinal o produto contém um alto valor nutricional pela grande concentração de aminoácidos presentes em sua fórmula.

Esses aminoácidos têm um papel fundamental na construção e reparação da massa muscular, e também na prevenção do catabolismo (perda de massa muscular).

A questão é que existem vários tipos de Whey Protein, e muitas pessoas ficam em dúvida das diferenças entre cada um, e não sabem qual escolher.

Quer saber como comprar o whey protein ideal para suas necessidades e objetivos? Acompanhe este guia completo e não perca tempo – nem dinheiro – para obter os resultados desejados!

O que é o Whey Protein?

O Whey é simplesmente a proteína extraída do soro do Leite.

Esse tipo de proteína é rica em aminoácidos essenciais – aqueles que o nosso corpo não consegue produzir e, portanto, precisamos consumir através de alguma fonte externa.

Através de um processo de industrialização, o Whey Protein ganha consistência e se torna um pó fácil de ser consumido, como encontramos nas lojas de suplementos por aí.

Como saber se eu preciso tomar Whey Protein?

Como citado anteriormente, o Whey Protein não é nada mais do que proteína em pó.

Para você avaliar se deve consumir esse suplemento, você deve avaliar se a sua ingestão de proteína diária está sendo suficiente.

A quantidade recomendada de proteína para o aumento de massa muscular e/ou emagrecimento é de 1,6 a 2,2g por kg de massa corporal – Então se você têm 50kg, por exemplo, necessita a quantidade diária de 80 a 110g de proteína.

Para descobrir se você está consumindo esta quantidade – deve contabilizar a proteína dos alimentos que você consome normalmente. Como ovos, iogurtes, carnes em geral, queijos e outros alimentos.

Se você contabilizar e ver que está consumindo menos quantidade para o seu peso do que o recomendado, você pode adicionar o Whey Protein na sua alimentação para obter mais resultados.

Benefícios do Whey Protein

Aumento da Massa muscular

Quando você pratica esportes como Musculação, Crossfit, Pilates entre outros, você demanda esforço dos seus músculos para realizar essas atividades. Com isso, acontecem micro lesões musculares – causadas pelo estresse gerado no exercício.

Ao consumir o Whey Protein, seu corpo utilizará os aminoácidos adquiridos para fazer a reparação e recuperação dessas micro lesões.

O corpo entende que precisará se desenvolver e ficar mais forte para estar preparado para novas micro lesões – assim no processo de recuperação e reparação muscular, se dá início ao processo de hipertrofia, ou então, aumento de massa muscular.

Auxilio no emagrecimento

O whey também pode ser um ótimo aliado do emagrecimento, já que a proteína tem um processo fundamental nessa fase.

A proteína é o macronutriente que mais causa saciedade, logo consumir uma quantidade maior de proteínas te ajudará a controlar a fome e ingestão de outros alimentos.

Além disso, por ser baixo em carboidratos e gorduras, o Whey Protein é um alimento baixo em calorias – o que também te auxiliará no processo de emagrecimento.

Tipos de Whey Protein

Os tipos de whey variam de acordo com a forma de processamento e obtenção das proteínas do soro do leite. São eles:

  • Whey Protein Concentrado
  • Whey Protein Isolado
  • Whey Protein Hidrolisado
Guia Completo de Como Comprar o Whey Protein Ideal para Você

Whey Protein Concentrado

Essa é a opção mais econômica no Mercado por ter um processamento mais simples (o que menos sofre processo de filtragem) e conter cerca de 70-80% de proteína, tendo carboidratos como a lactose e gorduras no restante da composição.

Por não passar por vários processos de filtragem e se manter mais próximo ao soro do leite, deve ser evitado por intolerantes ou alérgicos à proteína do leite.

Whey Isolado

Esse suplemento contém cerca de 90% de proteína em sua composição e é praticamente 100% livre de lactose e açúcares.

Por passar por mais processos de filtragem, esse whey é recomendado para pessoas com alergia ou intolerância a lactose.

Whey Hidrolisado

A proteína hidrolisada passa por um processo que quebra as proteínas em partículas ainda menores facilitando ainda mais a digestão, proporcionando ao seu corpo uma absorção mais rápida.

Qual Tipo De Whey Devo Escolher?

Primeiramente você precisa avaliar se existe a necessidade de estar utilizando esse suplemento.

Como citado anteriormente, você deve avaliar a quantidade que está consumindo atualmente de proteína por dia com a quantidade que deveria estar consumindo.

Essa quantidade é de aproximadamente 1,6 a 2,2g por kg de peso corporal.

Porém, o Whey pode ser muito útil para pessoas que tem uma vida corrida e não tem tempo para fazer algumas refeições ou lanches, e necessitam de uma opção rápida e fácil de ingerir, como o whey.

É sempre ideal estar utilizando alguma fonte de proteína em suas refeições, e o Whey é uma ótima opção.

Mas então, qual tipo de Whey é melhor para você?

Especificamente:

Whey Concentrado

Esse Whey é o ideal para a maioria das pessoas. Com uma boa quantidade de proteína e um preço mais em conta, esse tipo de Whey já proporciona todos os benefícios desejados.

Mesmo tendo um valor maior de carboidrato que as outras opções, esse valor ainda é mínimo e ao contrário do que muitos pensam, ajudam na absorção da proteína. Além do fato que se você está ingerindo Whey Protein, provavelmente está conciliando com alguma atividade física, e o carboidrato é muito importante no seu treino!

A única exceção e cuidado sobre a proteína Concentrada, é para pessoas intolerantes/alérgicas a lactose, porque essa opção contém o nutriente e não é indicada caso você tenha esse problema.

Whey Isolado

Esse Whey apresenta uma quantidade de proteína um pouco superior que as outras opções, por passar em mais processos de filtragem.

Mas esses processos têm como objetivo maior excluir o carboidrato/açúcar do suplemento, principalmente com a finalidade de retirar a lactose do Whey.

Logo, esse suplemento é recomendado para pessoas com Intolerância ou Alergia a lactose, sendo uma ótima opção de proteína.

Muito se acredita que essa opção de Whey é melhor, e realmente, essa opção possuí um pouco a mais de proteína. Porém, por passar por mais processos de filtragem, esse Whey é mais caro e sua pequena diferença de carboidratos/proteínas não justifica o valor.

Whey Hidrolisado

Este produto é recomendado para aqueles que possuem mais dificuldade na absorção de proteínas, tendo que utilizar uma opção mais fácil do corpo de digerir.

É utilizada bastante em hospitais onde os pacientes estão com uma condição complicada de saúde.

Para pessoas normais e saudáveis, esse Whey não apresenta nenhum benefício a mais que os outros, porém seu preço é maior.

Conclusão

Antes de comprar whey protein, não deixe de passar por um nutricionista para avaliar se há a necessidade de introduzir esse suplemento à sua dieta.

Se você está com a grana curta, recomendo anotar todos os alimentos que você está consumindo por dia e suas quantidades.

E então, procure a tabela nutricional desses alimentos e veja a quantidade de proteína que eles possuem na porção que você está ingerindo.

Logo após, faça as contas de quanto você necessitaria por dia e compare com o quanto está ingerindo.

Se está faltando proteína na sua dieta, o Whey pode te auxiliar muito!

Se você já está ingerindo a quantidade recomendada, não há necessidade de suplementação!

Gostou do nosso artigo sobre os Tipos de Whey? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência!

Veja também nossos outros artigos sobre suplementos!

Qual o melhor horário para tomar Creatina? | Super Fabulosa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here