Benefícios do Sexo Para Sua Saúde

0
1058
Benefícios do Sexo para a Saúde

Muitas pessoas associam o sexo apenas com o prazer físico, mas os benefícios vão muito além disso.

O sexo melhora a sua vida de diferentes formas, com benefícios para a saúde física, emocional e psicológica, além de melhorar o intelecto e a sociabilidade.

Ficou curioso para saber quais são os principais benefícios do sexo para sua saúde? Então acompanhe esse post!

Conheça os Benefícios do Sexo para sua saúde

Segundo alguns estudos, o sexo é considerado um excelente exercício para homens e mulheres de todas as idades.

Como um exercício cardiovascular ou cardiorrespiratório, ele é considerado como uma atividade física leve.

Alguns dos principais benefícios do sexo para saúde são:

  • Maior queima calórica (já que é considerado um exercício de caráter cardiorrespiratório)
  • Melhora a saúde cardiovascular
  • Regula a pressão arterial
  • Fortalecimento muscular
  • Aumenta a libido

Além disso, pessoas que possuem uma vida sexual bastante ativa costumam exercitar-se com mais frequência, em comparação com pessoas que não são sexualmente ativas.

Os hábitos alimentares, segundo pesquisas, também são melhores nas pessoas com mais atividade sexual.

Veja agora mais detalhadamente os principais benefícios do sexo para a sua saúde.

O sexo fortalece o sistema imunológico

A prática sexual promove uma maior liberação do anticorpo Imunoglobulina A (ou IgA) que ajuda na proteção do organismo contra eventuais infecções e inflamações, logo ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Alguns estudos já demonstraram que as pessoas que têm relações sexuais de forma frequente (era considerado frequente o sexo de uma a duas vezes por semanas) produziam mais IgA.

Em comparação, aquelas que praticavam sexo por menos de uma vez por semana apresentavam baixos níveis de IgA.

Isso demonstra a importância da prática sexual, pois o IgA tem um papel muito importante na prevenção de doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis, como o HPV.

O sexo ajuda a aliviar as crises de dor de cabeça

Segundo estudos, pessoas que eram ativas sexualmente demonstraram alívio total ou parcial de crises de dor de cabeça (enxaquecas e cefaleias), em comparação aquelas que não faziam sexo de maneira frequente.

Essa melhora pode estar ligada a liberação de algumas substâncias que atuam no sistema nervoso, como a endorfina.

Essas substâncias ajudam a reduzir a sensibilidade à dor e relaxam a musculatura.

Dessa forma, o sexo pode ser um “remédio natural” contra a dor de cabeça (e não algo que piora os sintomas, como a maioria das pessoas acredita).

O sexo diminui e regula a pressão sanguínea

Se você possui pressão arterial alterada, então o sexo pode ser um ótimo “remédio natural” contra esse problema.

Estudos demonstraram que pessoas que eram sexualmente ativas, principalmente as mulheres, apresentavam menos chances de sofrer de hipertensão arterial.

Apesar disso, o controle dessa disfunção vascular é importante para que não acarrete em problemas na hora do sexo.

Os homens que apresentam hipertensão sexual estão mais propensos a sofrer com disfunção erétil, pois há uma maior dificuldade do fluxo sanguíneo chegar até o pênis.

Para as mulheres, o descontrole da pressão arterial resultando em níveis elevados pode reduzir a libido e afastá-las do interesse pela prática sexual.

Dessa forma, é importante que o tratamento da hipertensão arterial seja acompanhado de uma vida sexual ativa, pois isso auxilia no combate ao problema de modo sistêmico.

Não existe risco de fazer sexo para o seu coração se você tiver problemas de pressão alta, mas um médico pode ser consultado caso haja preocupação com esse fator.

O sexo ajuda a proteger os homens contra o câncer de próstata

Um importante benefício do sexo para a saúde masculina é a proteção contra o risco do desenvolvimento de câncer de próstata, o mais comum entre os homens.

Pesquisas mostraram que homens que ejaculavam frequentemente (acima de 20 vezes por mês) tinham menos riscos de sofrer com câncer de próstata em comparação com aqueles que ejaculavam menos de dez vezes mensais.

A relação entre um maior número de ejaculação e o menor risco de câncer de próstata pode ser dar por dois motivos (ainda são teorias dos pesquisadores).

Uma teoria aponta que a constante drenagem do fluído da próstata por meio da ejaculação evita que ocorram microcalcificações no ducto dessa glândula.

A segunda teoria envolve a eliminação de materiais carcinógenos por meio da ejaculação, de modo que eles não possam levar ao desenvolvimento de substâncias cancerígenas e do câncer da próstata.

Pelas pesquisas, além do sexo, a masturbação também é benéfica para a saúde da próstata, por permitir igualmente a ejaculação.

O sexo ajuda você a dormir melhor

Se você é uma pessoa que apresenta dificuldades para dormir à noite, então o sexo pode ajudá-lo efetivamente com esse problema.

Existem diversas substâncias químicas que são liberadas durante o sexo e algumas delas ajudam a adormecer de forma mais fácil.

A ocitocina, a endorfina e a dopamina são as três principais substâncias liberadas durante o sexo que estão envolvidas na melhora do sono.

No orgasmo, a ocitocina que havia sido liberada durante o sexo combina-se com a prolactina, ajudando no relaxamento e deixando você sonolento.

Além disso, em homens e mulheres o sexo age promovendo o sono, mas de formas diferentes.

No caso dos homens, a região associada ao estado de alerta e atividade mental tem sua atividade “retraída” após o orgasmo, induzindo-os ao sono.

Já no caso das mulheres, o sexo ajuda a dormir melhor por conta dos níveis de estrogênios que tornam-se autos durante o sexo, melhorando o sono REM.

Além do benefício do sexo direto para o sono, dormir melhor traz diversos outros pontos positivos (benefícios indiretos do sexo) para o organismo, como:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Mais energia e menos fadiga
  • Aumenta a expectativa de vida

O sexo melhora a saúde do coração

Qualquer forma de atividade física é benéfica para a saúde do organismo e do coração, inclusive o sexo.

Ao fazer sexo, a frequência cardíaca é aumentada até o pico máximo, que ocorre durante o momento do orgasmo.

Homens que possuem uma atividade sexual de forma regular possuem quase 50% menos chances de vir a desenvolver alguma doença cardíaca do que aqueles sexualmente inativos.

Claramente, as mulheres também beneficiam-se do efeito do sexo no coração, mas são os homens que colhem mais esse fator positivo.

Aqueles que fazem sexo pelo menos duas vezes por semana possuem uma melhor saúde cardíaca.

Outro dado encontrado em estudos de associações do coração é que pessoas que sofrem com algum problema cardíaco podem fazer sexo sem nenhum problema, já que são raríssimos os episódios de algum problema nesse momento.

Da mesma forma que é benéfico pessoas com algum problema no coração fazerem atividades moderadas, como caminhadas, também é saudável praticar a atividade sexual.

O sexo ajuda a combater o estresse

O estresse é hoje conhecido como o mal do século, tendo se tornado crônico na vida de muitas pessoas.

Quando as pessoas falam que alguém precisa fazer sexo porque anda muito estressado, há um fundamento científico de verdade por trás disso.

O efeito calmante do sexo está relacionado com a liberação do hormônio ocitocina, aquele mesmo que tem influência e ajuda a dormir melhor.

Pesquisadores estão fazendo estudos para avaliar se quanto mais intenso for o sexo, maior é o relaxamento e a redução das cargas de tensão e de estresse.

Estudos feitos com voluntários demonstraram que a prática sexual ajuda a reduzir bastante os níveis de ansiedade, sendo essenciais para melhorar a saúde mental das pessoas.

O estresse excessivo, bem como a ansiedade, pode levar a problemas secundários como dor de cabeça severa, tensão muscular, problemas gastrointestinais e até depressão.

 Dessa forma, o sexo pode ajudar ainda, de forma indireta pela redução do estresse, a evitar todos esses problemas.

O sexo com penetração, aliás, é bem mais benéfico nesse quesito do que a masturbação ou sexo oral.

O sexo aumenta a expectativa de vida

Você sabia que fazer sexo pode aumentar a sua expectativa de vida?

Quem deseja ter uma vida mais longa e saudável deve ter uma vida sexual ativa!

Isso é o que dizem alguns estudos que mostraram o efeito positivo da prática sexual na proteção da saúde masculina.

O risco de morte em homens que tinham orgasmos de forma frequente era 50% menor do que naqueles que não praticavam sexo ou não ejaculavam com frequência.

Enquanto para os homens o que parece ter mais efeito como benefício na longevidade é a prática sexual, no caso das mulheres o prazer sexual está mais relacionado com uma vida mais longa.

O sexo ajuda a emagrecer

Como dito várias vezes anteriormente nesse artigo, o sexo é um excelente exercício cardiorrespiratório, sendo comparado a atividades leves, como a caminhada.

Isso faz com que ele seja muito bom para quem deseja emagrecer, pois ajuda a queimar calorias, auxiliando na redução do tecido adiposo e da circunferência abdominal (logicamente que quando associado a outros exercícios).

O sexo equivale, em média, a uma caminhada ou trote em velocidade de 8 quilômetros por hora, sendo possível queimar até 300 calorias, dependendo da intensidade da atividade sexual.

Dessa forma, um ótimo benefício do sexo é auxiliar na perda de peso e deixar a vida mais saudável com esse resultado.

O sexo ajuda a aumentar a autoestima

Os benefícios do sexo visto até aqui foram basicamente físicos, com alguns mentais (como a redução do estresse).

Entre os benefícios gerais, um que ajuda na saúde mental/emocional é a melhora do bem estar e o aumento da autoestima.

Pessoas que tendem a fazer sexo com frequência, ainda mais quando ele é feito de forma casual, tendem a apresentar autoestima muito mais elevada do que aquelas que não tem uma vida sexual ativa.

Além de ser uma consequência do sexo, a autoestima elevada também auxilia o aumento da satisfação nas relações sexuais e no número de orgasmos.

Nessa relação, tanto o período pré-sexual (preliminares) como o clímax (orgasmo) estão envolvidos na melhora da sensação de autoestima e bem estar para homens e mulheres.

Conclusão

Como você pôde ver, existem diversos benefícios do sexo para a saúde que são comprovados por meio de estudos e pesquisas avançadas.

Para pessoas que possuem uma vida sexual menos ativa, existem outras formas de promover uma boa saúde e a felicidade, obviamente.

Mas é comprovado que o sexo pode ajudar a melhorar bastante a vida das pessoas de uma forma geral, como visto neste texto.

Gostou do artigo de hoje sobre os benefícios do sexo para a saúde?

Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here